top of page

Movimento de Eminência Negra da UTP

  • marianededacachoro
  • 5 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de set. de 2021

Conheça esse movimento que irá lhe proporcionar muito conhecimento cultural.


O Movimento de Eminência Negra da UTP é um coletivo negro que tem como objetivo promover a conscientização da causa negra por meio de eventos e das diversas mídias. De acordo com o grupo, o nome Eminência Negra surgiu a partir de muitas pesquisas e discussões. Um dos motivos é sua origem: o termo Eminência Parda (traduzida do francês “Eminence Grise”) foi utilizado para denominar François Leclercq, uma pessoa pobre que conseguiu ingressar na ordem dos Capuchinhos com o novo nome de Père Joseph, tornando-se assim um secretário particular.


Outro motivo é que esta expressão serve hoje para designar qualquer pessoa que se mantém nos bastidores da vida pública, mas exerce seu poder apenas “por trás das câmeras", fazendo correlação com o que o racismo nos demonstra no dia a dia. Além disso, outra razão do nome é a música do Emicida, “Eminência Parda”, que trata sobre uma família na busca pela igualdade.


O grupo também cita em seu primeiro post no Instagram que: (…) “O significado de Eminência é simplesmente, nos defendermos e termos como poder o controle sobre tudo o que pensamos e buscamos por nossa própria identidade. É a busca e a realização de que podemos fazer manobras sobre as nossas vidas, que vamos atrás de influenciar o nosso modo de vida e o que ocorre ao nosso redor.”


A principal atividade desenvolvida pelo coletivo é a promoção de eventos, sendo estes abertos e fechados. Os eventos abertos são para todo público com intuito de contribuir para a luta antirracista. Já os eventos fechados costumam ser rodas de conversa e apoio a população negra, principalmente os universitários da UTP. As reuniões acontecem uma vez ao mês. Recentemente, o grupo disse que está pensando em novas possibilidades de reuniões, para que todos se sintam acolhidos.


O coletivo busca acolher a todos: pode participar do movimento quem tiver vontade, independente do curso e não é necessário estudar na UTP, ou mesmo estar cursando algo.


Se você tem interesse nas atividades do coletivo, é possível encontrar seus materiais e entrar em contato pelos seguintes links:


Comments


bottom of page