top of page

Ser Universitário: como participar das oficinas oferecidas pelos alunos da UTP?

  • Foto do escritor: Maria Cândida
    Maria Cândida
  • 23 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Projeto tem como objetivo oferecer acolhimento e apoio psicológico à comunidade acadêmica

A experiência de ser um universitário carrega muitos afetos, independente de esta ser a primeira, segunda ou até mesmo terceira graduação. O universitário precisa lidar com prazos, exigências, trabalhos em grupo, relacionamentos interpessoais, a pressão de estudar, compreender os estudos e fazer um trabalho bem feito, bem como a ansiedade na hora das provas e do tão temido trabalho de conclusão de curso (TCC).


Pensando nisso, foi criado o projeto Ser Universitário, um programa que almeja proporcionar apoio social e psicológico aos estudantes por meio de oficinas ministradas pelos alunos do décimo período de Psicologia. O programa foi idealizado pela Professora Drª Denise Camargo junto com os alunos do nono e décimo período, e é ofertado para toda a comunidade acadêmica.


Como funciona o Ser Universitário?

O Ser Universitário é um programa que oferece oficinas nas quais é possível trocar experiências e dicas relacionadas à vida universitária, trabalhando questões como a ansiedade do estudante da graduação, os sentimentos desagradáveis que podem surgir ao longo da jornada universitária, a relação entre colegas, professores e demais integrantes da comunidade acadêmica, bem como a experiência universitária como um todo.


Todos os semestres, alunos do nono período de psicologia se empenham em coletar dados e analisá-los a fim de compreender as demandas que a comunidade acadêmica traz, para enfim abordá-las durante as oficinas.


Portanto, é um projeto que se encontra ativo o ano inteiro, e as equipes facilitadoras buscam trazer um espaço no qual os estudantes possam compartilhar suas experiências, alegrias e frustrações, dificuldades e dicas, enfim, tudo que estiver relacionado à vida universitária.


Vale ressaltar que o Ser Universitário não acolhe apenas demandas emocionais, tendo um espaço também para auxiliar alunos com o aprendizado de habilidades que podem ajudá-los a melhorar seu empenho acadêmico. São habilidades relacionadas à organização, relações interpessoais, oratória, rotinas de estudo e trabalhos em equipe, entre outras.


Como participar das oficinas?

Os encontros são feitos em dias e horários variados, a depender do grupo facilitador que disponibiliza as oficinas. Portanto, se você tem interesse em participar, fique de olho na página do Facebook do Ser Universitário para mais informações sobre dias e horários. Atualmente, no contexto da pandemia de Covid-19, os encontros são feitos online, por meio da plataforma Google Meets.


Vale ressaltar que as oficinas rendem horas complementares, e os certificados são entregues pelo PROPPE ao final do semestre.


As oficinas são abertas a alunos de todos os cursos, ou seja, não é preciso ser do curso de Psicologia para participar!

Comments


bottom of page