top of page

CAPSIndica: filmes, livros, podcasts e mais sobre a Psicologia

  • Foto do escritor: CAPSI UTP
    CAPSI UTP
  • 15 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Todo dia 15, as recomendações do nosso time de Cultura especialmente para você


O primeiro CAPSIndica chegou! Desenvolvido com muito carinho pela equipe do CAPSI, este é o espaço em que você encontra livros, séries, filmes, músicas, podcasts e outros produtos culturais e artísticos relacionados à Psicologia, para tocar nosso coração e nossas mentes, contribuindo para nossa formação como psicólogos e indivíduos. Nesta edição, contamos com a contribuição de Allan Kisner, Gabrielly Lopes Canova, Mariana Vianna e Natalie Vanz Bettoni. Esperamos que você goste!


PARA ASSISTIR

Loucura de Amor // Netflix


Loucura de Amor é um filme espanhol que conta a história romântica de Adri e Carla. Apesar de parecer mais um romance clichê, o filme se passa em um centro psiquiátrico e aborda vários transtornos psicológicos, como TOC, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno delirante e Síndrome de Tourette. O protagonista é daquelas pessoas bem "positividade tóxica", cheio de frases prontas sobre ser positivo. Se você sofre de depressão, ele é o cara que fala que "é só sorrir mais" coisa que a gente da Psicologia sabe que não é assim e já está cansado de ouvir. O legal é que o filme desmistifica essa crença, mostrando a importância da ajuda profissional.


Imagem: Divulgação/Netflix
"A parte mais difícil de ter um transtorno mental é que querem que se comporte como se não tivesse nada"

- Loucura de Amor, 2021



Edição da Rocco do livro Mulheres que Correm com os Lobos

PARA LER

Mulheres que correm com os lobos // Clarissa Pinkola Estés


Mulheres que correm com os lobos é um livro inteiro de contos e suas análises, reforçando alguns aspectos e sintomas das mulheres modernas. Ele foi escrito pela psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés e possui muitos tópicos sobre esta abordagem da psicologia. O livro trabalha com a depressão, medo, fragilidade, bloqueio, falta de criatividade e traz uma busca pelo autoconhecimento através da leitura. A ideia principal é trazer o arquétipo da Mulher Selvagem novamente para dentro de uma mulher que já se encontra domesticada nessa sociedade patriarcal em que vivemos no dia de hoje. Se você, como mulher, está procurando a sua essência mais instintiva e profunda, além de resgatar esse ser selvagem que vive em você, esse é o livro. Ademais, esse livro é perfeito para quem se interessa pela abordagem de Jung, que ressalta a importância da psique, do inconsciente, dos arquétipos e do processo de individuação.


“Ser forte não significa exercitar os músculos. Significa encontrar seu próprio brilho sem fugir, vivendo ativamente com a natureza selvagem de uma maneira própria. Significa ser capaz de aprender, ser capaz de defender o que sabemos. Significa se manter e viver”

- Clarissa Pinkola Estés, 1989

PARA LER

Flow || Mihaly Csikszentmihalyi

Capa do livro Flow, de Mihaly Csikszentmihalyi

Esta é uma indicação do CAPSI para os entusiastas da busca pelo autoconhecimento, felicidade e criatividade. Seu autor é Mihaly Csikszentmihalyi, notório psicólogo e psiquiatra de origem croata. Autor de outros livros e mais de 120 artigos, é considerado pelo presidente da APA o maior pesquisador em psicologia positiva do mundo! Se você quiser saber mais sobre o livro, recomendamos o resumo do site Gestão e Produtividade, disponível aqui neste link.


PARA ESCUTAR

A ciência como ela é: a saga de Carlota // Instituto de Física da UFRGS


Imagem: Divulgação/UFRGS

Você já ouviu falar em podfiction? Se não, esta é a oportunidade perfeita para conhecer (e se já ouviu falar, vem também que você vai se encantar por essa obra). Misturando informações científicas sobre diversidade de gênero com personagens fictícios, A ciência como ela é: a saga de Carlota é um retrato extremamente representativo da trajetória feminina na ciência e suas dificuldades. Conhecemos Carlota, professora de física, e os vários desafios que enfrenta para ser cientista. Ao todo, serão 10 episódios, disponíveis no Spotify e no site oficial do projeto, onde você também pode conferir mais sobre a série e seus criadores. O primeiro episódio já está lá, pronto para você escutar!


PARA ESCUTAR

O Bêbado e a Equilibrista // João Bosco e Aldir Blanc, interpretada por Elis Regina

Entre os anos de 1964 e 1985, o Brasil viveu uma época dolorosa de sua história: a ditadura militar. A canção "O Bêbado e a Equilibrista" é lotada de referências ao período e, por pedir a volta do irmão do cartunista Henfil, que partiu para o exílio em 1971, fugindo da repressão militar, ficou popularmente conhecida como Hino da Anistia, A música virou símbolo da redemocratização. Sua composição se deu inicialmente em homenagem à morte de Charles Chaplin, em 1977, por João Bosco e Aldir Blanc, e foi interpretada por Elis Regina no ano de 1979. Escute enquanto você acompanha a análise da letra, feita por Mariana Vianna e disponível aqui neste link.



Por hoje, é só! Se você tem alguma sugestão que quer ver no CAPSIndica, manda pra gente neste formulário: https://forms.gle/wZc3H6YuZh2ag62s5. Você também pode comentar aqui embaixo suas opiniões sobre as nossas indicações de março. Vamos adorar ler!



CRÉDITOS

"Loucura de Amor" e "Mulheres que Correm com os Lobos" - Gabrielly Lopes Canova

"A ciência como ela é: a saga de Carla" e "Flow" - Allan Kisner

"O Bêbado e a Equilibrista" - Mariana Vianna

Design e edição: Natalie Vanz Bettoni

Comments


bottom of page