top of page

II Jornada de Psicologia Forense de Curitiba

  • Foto do escritor: CAPSI UTP
    CAPSI UTP
  • 20 de set. de 2021
  • 15 min de leitura

Atualizado: 5 de nov. de 2021

O CAPSI UTP, junto a Universidade Tuiuti do Paraná e o programa de Mestrado em Psicologia Forense com apoio a editora Juruá, promovem a II Jornada de Psicologia Forense de Curitiba.


O Evento ocorrerá entre os dias 5 e 6 de novembro, estarão disponíveis 10 mesas formadas por especialistas na área forense.


Para se inscrever, clique aqui.



Confira a seguir a programação completa e os palestrantes.


Sexta-feira - 05/11/2021


08:30-09:00 - Mesa de Abertura


Dr. João Henrique Faryniuk

Reitor Acadêmico da Universidade Tuiuti do Paraná.


Doutorado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2015). - Professor adjunto com experiências nas áreas de: Anatomia humana; Neuroanatomia; Cinesiologia e Biomecânica; Fisioterapia traumatológica e ortopédica; Fisioterapia Desportiva; Otoneurologia (Distúrbios do equilíbrio).


Dra. Bianca Simone Zeigelboim

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tuiuti do Paraná.


Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e Pós-Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.


Me. Milton Magnabosco

Coordenador do Curso de Psicologia da UTP.


Especialização em Psicopedagogia pela PUC Paraná, Mestrado Multidisciplinar em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Psicanálise Infantil, Ludoterapia, Psicopedagogia, Tecnologia aplicada.


Me. Ana Carolina de Carvalho Pacheco

Editora da área de saúde da Juruá Editora.


Psicóloga clínica, mestre em psicologia forense pela Universidade Tuiuti do Paraná.


Dra. Paula Inez Cunha Gomide

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Forense.


Mestre (1984) e Doutora (1990) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Professora aposentada da UFPR (1976-2003). Professora adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná (2009 - atual). Coordenador do Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná (2009 - atual). Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2009-2013). Área de atuação em Psicologia Forense: estilos parentais, comportamento moral, programas de intervenção com infratores, avaliação forense, alienação parental, justiça restaurativa, parricídio.


Renan Hoinski

Presidente do Centro Acadêmico de Psicologia da UTP.


Acadêmico de Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná. Bolsista CNPq/UTP em Iniciação Científica. Pesquisando temas da Psicologia Forense como: Resiliência, maus tratos na infância, uso de álcool, VPI, características de agressores domésticos.



09:00 - 10:30- Mesa 1: Bullying


Dra. Ana Carina Stelko-Pereira


Título: Aplicativos relacionados a bullying: estado atual e caminhos a seguir.


Psicóloga (UFPR), Especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia (UFSCar) e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve trabalhos téorico-práticos com relação ao tema bullying, indisciplina e habilidades socioemocionais. Foi membro do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV) e orientou dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Estadual do Ceará. Publicou artigos e capítulos de livros sobre como fomentar um ambiente escolar saudável. Foi bolsista de Iniciação Científica durante a graduação, da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo no mestrado e doutorado. Fez estágio em Toronto (Canadá) como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa, conhecendo programas de intervenção a problemas de comportamento em crianças e adolescentes.


Dr. Cloves Amorim


Título: Legislação antibullying: reflexões.


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação - PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros. Tanatologia, Suicídio e Luto. Editor da Revista Psicologia Argumento.


Dra. Paula Inez Cunha Gomide


Título: Programa de comportamento moral para redução de bullying escolar.


Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1976), Mestre (1984) e Doutora (1990) em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Professora aposentada da UFPR (1976-2003). Professor adjunto da da Universidade Tuiuti do Paraná (2009 - atual). Coordenador do Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná (2009 - atual). Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2009-2013). Área de atuação em Psicologia Forense: estilos parentais, comportamento moral, programas de intervenção com infratores, avaliação forense, alienação parental, justiça restaurativa, parricídio.



10:30 - 12:00 - Mesa 2: Os caminhos até o feminicídio


Ma. Helena de Souza Rocha


Título: Fatores de risco em feminicídio íntimo


Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela University of Essex (2006) e mestre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná. É professora de Direitos Humanos e Biodireito na Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência profissional na área de Direito Internacional dos Direitos Humanos, com ênfase no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. É presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB-PR.


Des. Dra. Priscilla Placha Sá (Tribunal de Justiça do PR e docente do PPG em Direito da UFPR)


Título: Feminicídio e Suicídio: reflexões sobre a Síndrome de Otelo.


Graduada em Direito, pela Faculdade de Direito de Curitiba (1998). Especialista em Direito Processual Penal - PUCPR (2002). Mestre em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Doutora em Direito de Estado, pela Universidade Federal do Paraná (2013). Lecionou na Faculdade de Direito de Curitiba (2003-2004) e na Escola da Magistratura do Paraná (2008-2009). Atualmente é Professora Adjunta de Direito Penal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Diretora do NPJ da PUCPR (2007/2008). Professora Adjunta de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná. Membro do Núcleo de Direito Processual Penal do PPGD-UFPR (2010/2011) e Co-Coordenadora do Observatório da UFPR pela implementação da Defensoria Pública do Paraná (2011/2012). Vice-chefe do departamento de Direito Penal e Processual Penal da UFPR (2013-2016). Membro do Centro de Estudos de Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPR (2009/2013). Membro do Grupos de Estudos Modernas Tendências do Direito Penal - FAE (desde 2012). Vice-Coordenadora do Núcleo de Política Criminal e Criminologia da UFPR (desde 2016). Atua na área de Direito Penal, principalmente nos seguintes temas: Populismo do Direito penal, Teoria do crime, Política Criminal, Criminologia e Feminismo.


Dra. Fernanda de Vargas


Título: Violência Doméstica no Contexto de Relacionamentos Amorosos com Sujeitos Psicopatas.


Doutora do Programa de Pós Graduação em Ciências Criminais da PUCRS. Bolsista CAPES. orcid.org/0000-0003-4984-3503. Mestre em Psicologia da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010) e Especialização em Psicologia - Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Atua como colaboradora no Grupo de Pesquisa: Pesquisa e Avaliação em Alterações da Cognição Social (PAACS) sob Coordenação do Professor Dr. Silvio José Lemos Vasconcellos da UFSM. Concluiu o Programa Especial de Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) pela UFSM, sendo assim, Licenciada em Psicologia (2014). Possui experiência profissional principalmente em temáticas como: adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa, contexto carcerário, violência e situações de vulnerabilidade, tendo também realizado pesquisas sobre estes temas. Atualmente pesquisa temas como: Psicopatia, Neuropsicologia Cognitiva e adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa.


12:00 - 14:00 - Intervalo

14:00 - 15:30 - Psicopatia


Dra. Giovana Veloso Munhoz Da Rocha


Título: Fascínio e desconhecimento: o mito dos psicopatas na mídia


Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1997) e mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002). Concluiu seu doutorado na Universidade de São Paulo em outubro de 2008. Sua tese versa sobre aspectos da psicoterapia com transgressores de alto-risco. Atuou como professora substituta concursada no curso de Psicologia da UFPR por dois anos. Atualmente é professora adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde é orientadora no Mestrado de Psicologia, Área de concentração Psicologia Forense. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, atuando em clínica particular como analista de comportamento há mais de vinte anos; atua da mesma forma em Psicologia Clínica Forense. Seus interesses acadêmicos e científicos residem principalmente nos seguintes temas: comportamento antissocial, práticas parentais educativas, análise do comportamento, clínica forense, transtorno de personalidade antissocial, transtornos de conduta, avaliação forense e psicopatia. Foi Conselheira eleita da Gestão 2014-2015 e 2016-2017 da Sociedade Brasileira de Psicologia e Membro Consultor da "Comissão de Apoio às Vítimas de Crime" da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná.


Dra. Hilda Costa (Universidade Federal do Ceará)


Título: A Psicopatia Logo Ali: os psicopatas do cotidiano, dificuldades na avaliação de psicopatas no trabalho


Psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Valência/Espanha (2010) e doutora pelo Programa de Pós-graduação de Psicologia da UFC. Atualmente, atua como professora universitária, pesquisadora e psicóloga clínica. De modo geral, têm interesse nas áreas de Psicologia Organizacional, do Trabalho e dos Recursos Humanos, Avaliação Psicológica e Gestalt terapia.


Dr. Silvio Jose Lemos Vasconcellos (UFSM)


Título: Por que os psicopatas de colarinho branco mentem melhor?


Psicólogo, Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia dessa universidade. Desenvolve trabalhos voltados para a avaliação e etiologia da Psicopatia e do Transtorno de Personalidade Antissocial na esfera da Psicologia Jurídica. Dedica-se, atualmente, à construção e validação de tarefas e instrumentos para avaliar os mecanismos da cognição social, investigando a relação entre a capacidade de identificar emoções expressas pela face com a etiologia de determinados transtornos mentais.



15:30-17:00 - Mesa 4: Violência contra a mulher: estatísticas, legislações e a estratégia do grupo reflexivo


João Paulo Canassa Santos


Título: O mapeamento dos indicadores da violência contra as mulheres no Brasil

Advogado Militante, com experiência nas áreas civil, trabalhista, família, eleitoral e penal. Mestrando em Psicologia Forense na Universidade Tuiuti do Paraná; Pós-Graduado Lato Sensu Direito do Trabalho e Processual do Trabalho na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Grau Superior em Direito, concluído no Centro Universitário do Brasil (UNIBRASIL) Curitiba-PR. Já trabalhou diretamente com Instituição Financeira e Órgãos Públicos, sendo que atualmente trabalha como Advogado Dativo nas Áreas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Medidas de Proteção à Criança e Adolescente nas Comarcas de Bocaiuva do Sul, Antonina e Campo Largo.


Taciane Aparecida Siqueira Pastre


Título: Legislações para a proteção da violência contra as mulheres e o programa de reeducação de homens por meio do grupo reflexivo


Advogada licenciada pela OABPR, Mestranda em Psicologia Forense, junto a Universidade Tuiuti do Paraná (2020), é Especialista em Criminologia e Política Criminal (ICPC - Universidade Positivo) e em Estado Democrático de Direito (Fempar - Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná) e possui Graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba. Atualmente é assessora do Ministério Público do Estado do Paraná. Pesquisadora nos grupos de pesquisa de Direitos Humanos e de Atuação Criminal do Ministério Público do Estado do Paraná. Conselheira Fiscal do Conselho da Comunidade do Município de Araucária, Estado do Paraná - gestão 2019/2021. Participante no Projeto Atitude, de parceira do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Conselho da Comunidade de Araucária e Prefeitura Municipal de Araucária, voltado ao atendimento de autores de violência doméstica. Experiência na área de Direito penal e processual penal, atuando principalmente nos seguintes temas: crimes contra a pessoa, tráfico ilícitos de entorpecentes, crimes contra o patrimônio, crimes contra a liberdade sexual e violência doméstica e familiar.


Dr. Adriano Valério dos Santos Azevêdo


Título: Os impactos da violência contra as mulheres e o papel das legislações.

Doutor em Psicologia. Professor Adjunto do Mestrado e da Graduação em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná e UniCuritiba. Orientador de dissertação de mestrado. Publicou artigos completos em periódicos especializados e participou de eventos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e supervisão de estágio.



17:00-18:30 - Mesa 5: Intervenções em contextos sensíveis: o caso da violência no namoro

Dra. Sheila Giardini Murta (Docente do PPG em Psicologia da Unb)


Psicóloga (Pontifícia Universidade Católica de Goiás-1995), especialista em Análise Política e Políticas Públicas (2013), mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano (1998) e doutora em Psicologia Social e do Trabalho (2005, Universidade de Brasília-UnB). Realizou estágio de doutoramento ("doutorado sanduíche") na Queensland University of Technology, em Brisbane, Austrália (2004). Pós-Doutora pela Universidade Federal de São Carlos (2010), Universidade de Maastricht - Holanda (2014) e Oxford Brookes University - Reino Unido (2019). É professora associada no Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Investiga o desenvolvimento, a avaliação, a difusão e a adaptação cultural de programas de promoção de saúde mental e prevenção a riscos para transtornos mentais para pessoas em diferentes estágios e transições do ciclo de vida.


Dr. G. J. Melendez-Torres (Docente em University of Exeter)


Professor de Clinical and Social Epidemiology na University of Exeter, England e Diretor da PenTAG (Peninsula Technology Assessment Group).


Mediador - Dr. Sidnei Priolo Filho (Docente do Mestrado em Psicologia Forense UTP)


Psicólogo (2010), Mestre (2013) e Doutor (2017) em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Atua na área de prevenção da violência e promoção de saúde investigando: violência no namoro, violência entre parceiros íntimos, consumo de álcool, crenças sobre a violência e estratégias de prevenção.




Sábado - 06/11/2021



08:50 - 09:00 - Abertura


Recados gerais para comprovação de presença e emissão de certificados, bem como informações das mesas ministradas no dia.


09:00 - 10:30 - Mesa 6: Psicologia Forense Aplicada à Investigação


Me. Guilherme Bertassoni da Silva


Título: Seção de Psicologia Forense na Polícia Científica do Paraná.


Doutorando e Mestre em Psicologia (linha Psicologia Clínica, Universidade Federal do Paraná). Especialista em Saúde da Família/Saúde Coletiva pela PUCPR (2008). Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela PUCPR (2009). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atuou como psicólogo no Instituto de Ação Social do Paraná, em socioeducação. Atuou como psicólogo na Prefeitura Municipal de Curitiba, pela Secretaria Municipal da Saúde, em Unidades de Saúde e CAPS. É Perito Criminal do Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Paraná. Docente de pós graduação desde 2012. Ministra cursos e palestras nas temáticas de Saúde Mental, Psicopatologia Forense e Perícia Criminal.

Me. Denis Victor Lino de Sousa


Título: Psicologia Investigativa na Academia, Como se Especializar.

Mestre em Investigative and Forensic Psychology pela University of Liverpool, Especialista em Psicologia Jurídica e Investigação Criminal pela Faculdades Integradas de Patos (FIP), Graduado em Psicologia com foco em Clínica Psicanalítica pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) concluído em Jun/16. Bolsista PIBIC entre 2013 e 2015. Pesquisador em Psicologia Jurídica e Investigativa com artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Dr. Carlos Aznar-Blefari


Título: Atuação de Psicólogos Forenses em alegações de violência sexual infantil.

Psicólogo formado pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008), especialista em Psicologia Clínica e mestre em Psicologia Forense com ênfase em avaliação e clínica forense na mesma universidade. Doutor em Psicologia pela PUC-RS. Atualmente desenvolve e avalia programa de treinamento EAD e presencial de profissionais para o uso do protocolo de entrevista investigativa do National Institute of Child Health and Human Development (NICHD) na avaliação de abuso sexual infantil. Professor do curso de graduação e especialização em Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná. Atua como psicoterapeuta e supervisor em clínica analítico-comportamental. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Forense (NuFor - UTP). Atuou no treinamento de policiais civis, militares, federais, guarda municipal e exército para o enfrentamento da exploração sexual infantil no período da copa do mundo de 2014 no Brasil. Membro do GT Tecnologia Social: Intervenções Psicológicas e Práticas Forenses contra Violência da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC - PUC-RS). Membro da International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect (ISPCAN-USA) e International Investigative Interviewing Research Group (iIIRG-UK).



10:30 - 12:00 - Mesa 7: Pesquisas recentes com autores de VPI contra mulher


Ma. Eliete Kovalhuk


Título: Tipologia e Agrupamentos (cluster) de características comportamentais e psicológicas de agressores domésticos e universitários.

Ma. Paula Saffaro Bueno


Título: Fatores de risco para a perpetração da Violência entre Parceiros Íntimos (VPI) contra a mulher: comparação entre homens com e sem denúncia de VPI.

Mestre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) - Bolsista (PPGPSIC/UTP). Especialista em Terapia Analítico-Comportamental pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR). Atua como psicóloga clínica na abordagem da Análise do Comportamento, no atendimento a crianças, adolescentes e adultos. Atuou como psicóloga e graduanda bolsista no Patronato Penitenciário de Londrina - PLDA (SETI/SESP-PR), no atendimento a assistidos que cumprem pena em regime aberto. Prestou serviço voluntário na Oficina de Pais da Vara de Família e Sucessões, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).


Renan Hoinski


Título: Características dos agressores íntimos de mulheres: variáveis sociodemográficas e comportamentais.


Acadêmico de Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná. Bolsista CNPq/UTP em Iniciação Científica. Pesquisando temas da Psicologia Forense como: Resiliência, maus tratos na infância, uso de álcool, VPI, características de agressores domésticos.


12:00 - 14:00 - Intervalo


14:00 - 15:30 - Mesa 8: Adoção por casais homoafetivos


Ma. Angélica Nelice dos Anjos Berres


Título: Similaridades e Diferenças em adoções de casais homoafetivos e heteroafetivos.

Bacharelado em Psicologia e Psicóloga pela Universidade do Contestado - UnC, Campus Porto União. Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar pela Universidade de Araraquara - Uniara, São Paulo. Mestre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Curitiba. Atua como Psicóloga Clínica e Perita Judicial.


Gustavo Pradi Adam Título: Relato de uma experiência de adoção homoafetiva.


Formação em Medicina e em Psiquiatria pela UPFR. Escritor pela Organização Pan Americana de Saúde, criando o modelo de inovações no manejo de depressão que é, pela OPAS, hoje, preconizado para as três Américas. Hipnólogo pelo Instituto OMNI, da Suíça. Graduação em Filosofia. Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Formador em Entrevista Motivacional. Mestrando em psicologia forense/hipnoterapia. Experiência como professor de Medicina UFPR, perito judicial da Justiça Federal, Coordenador de Saúde Mental do município de Curitiba. Atualmente, enfoque na prática psiquiátrica e empresário da Educação.


Me. Rodrigo Rodrigues Dias (Juiz de Direito Titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Toledo/PR)


Título: Adoção Homoafetiva: um olhar da Justiça da Infância e Juventude.

Doutorando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Juiz de direito titular da Vara da Infância e da Juventude e Anexos da Comarca de Toledo/PR e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da mesma Comarca, juiz coordenador da Sétima Coordenadoria da Infância e da Juventude, membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), instrutor de Mediação e Conciliação Judicial pelo CNJ, instrutor de Práticas Restaurativas, Círculos de Construção de Paz, pela Escola de Servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Eseje), formador de formadores pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e professor universitário em nível de graduação e pós-graduação, junto ao Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG) e Escola da Magistratura do Paraná.



15:30 - 17:00 - Mesa 9: Avaliação Neuropsicológica no Contexto Forense


Dra. Ana Paula Almeida de Pereira


Título: Avaliação Neuropsicológica e Violência Doméstica.


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Rehabilitation Psychology - University of Wisconsin-Madison (1996) e doutorado em Rehabilitation Psychology - University of Wisconsin (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná e integra o programa de mestrado em Psicologia na linha de pesquisa de Avaliação e Reabilitação Neuropsicologica. Realizou estágio pós doutoral no Oliver Zangwill Centre for Neuropsychological Rehabilitation, Princess of Wales Hospital, Cambridgeshire, Inglaterra (set. 2014- fev. 2016). Tem experiência na área de Psicologia da Reabilitação, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica de pessoas com comprometimento neuropsicológico, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão e trabalho, deficiência, intervenção junto à família e à comunidade, neuropsicologia e reabilitação, Lesão encefálica adquirida, doenças crônicas, transtornos psiquiátricos e HIV.


Dr. Leandro Kruszielski (UFPR)


Título: Avaliação Neuropsicológica de Adolescentes em Conflito com a Lei.


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005/2014). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Psicometria e Neuropsicologia.

Me. Everton Adriano de Morais (UTP)


Título: Avaliação neuropsicológica e maus tratos na infância.


Especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem pelo Instituto Tecnológico e Educacional - ITECNE (2018), mestre em Psicologia Forense, linha de pesquisa em Neuropsicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2017) e Doutorando em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professor Adjunto nos cursos de Psicologia, Pedagogia, História e Educação Física na Universidade Tuiuti do Paraná.



17:00 - 18:30 - Mesa 10: Psicoterapia de Vítima de Abuso


Dra. Maria Cristina Antunes (PPGPSI UTP)


Título: Psicoterapia Psicodramática com vítimas de abuso sexual.

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2005). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Prevenção de Aids USP e da Universidade Tuiuti do Paraná. Docente em cursos de Psicologia desde 1997. Docente do Mestrado em Psicologia, da Universidade Tuiuti do Paraná, desde 2010. Coordenou o curso de Psicologia da UTP de 2001 à 2005. Psicodramatista pelo Instituto J.L.Moreno de SP e Zerca Moreno Workshops - USA. Psicóloga clínica em consultório particular desde 1994, atendimento individual, familiar e de casais. Coordenou projeto de pesquisa financiado pela USAID - Family Health International, Center for AIDS Prevention Studies - CAPS, University of California - San Francisco e Depto Estadual de DTS/Aids de SP, entre 1994 e 1998. Coordenou um projeto de pesquisa financiado Center for AIDS Prevention Studies - CAPS, University of California - San Francisco, entre 1999 e 2000. Pesquisadora desde 2012 no Projeto Pesquisa-ação sobre a implementação de máquinas dispensadoras de preservativos em escolas de ensino médio, financiado pelo Fundo de População das Nações Unidas / Ministério da Saúde / Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude / CNPq. Avaliadora Institucional e de Curso do INEP desde 2005. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia de 2010 à 2013. Membro da International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect - ISPCAN. Membro da Comissão editorial da revista Trends in Psychology desde 2013. Responsável pelas edições temáticas de Aids e Homoerotismo. Membro da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) da OAB Paraná desde 2013. Experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia comunitária, psicologia da saúde, pesquisa em psicologia, sexualidade, abuso sexual, prevenção de aids, adolescentes, homoerotismo, psicodrama.


Dra. Maria da Graça Saldanha Padilha (Curso de Psicologia UTP)


Título: Psicoterapia analítico comportamental com vítimas de abuso sexual.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1980), mestrado em Psicologia da Infância e da adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, principalmente nos seguintes temas: abuso sexual, prevenção, adolescentes, infância. Atua em consultório particular com Psicologia Clínica. Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná.

Dra. Sheila Maria Prado Soma


Título: Habilidades autoprotetivas para superação do abuso sexual infantil.

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1999). Especialista em Gestão Pessoas pela UNOPAR. Mestrado em Psicologia pela UFSCAR. Doutora em Psicologia pela UFSCar. Pesquisadora do LAPREV (Laboratório de Estudos e Prevenção da Violência).Escritora dos livros O Segredo da Tartanina, O Segredo da Tartanina-Manual do Adulto e O Tesouro da Tartanina. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Intervenção Terapêutica, docência e capacitação de profisionais, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção e intervenção nos casos de abuso sexual infanto-juvenil e demais violências.

18:30 - 19:00 - Encerramento


Valores:

1º Lote

(até 10/10/21)

2º Lote

(a partir de 11/10/21)

​Estudante UTP

​R$ 30,00

​R$ 40,00

Estudante

​R$ 45,00

​R$ 60,00

Profissionais

​R$ 75,00

​R$ 100,00

*valores não incluem taxas da plataforma.


Para se inscrever, clique aqui. Aproveite os valores especiais para o 1º Lote!


Kommentit


bottom of page