top of page

CAPSIndica: indicações para o mês de julho

  • Foto do escritor: Gaby Canova
    Gaby Canova
  • 12 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de ago. de 2021

Nossas indicações para aproveitar esse finalzinho de semestre e as férias de julho incluem podcast, filme, série e livro! Não perca!


O CAPSIndica de julho chegou recheado de coisas boas, foi preparado pensando nos acadêmicos de psicologia, a ideia é a criação de um espaço com indicação de livros, séries, filmes, músicas, podcasts e outros produtos culturais e artísticos relacionados à Psicologia, para contribuir em nossa formação profissional e também pessoal.




Neste mês, contamos com a contribuição de Gabrielly Lopes Canova, Maria Eduarda Sabino e Mariane Deda Cachoroski. Esperamos que você goste!




PARA ASSISTIR


Le Chalet (2018)


Indicação de Mariane Deda Cachoroski


Para quem gosta de um bom suspense, sem nada sobrenatural acontecendo, provavelmente vai gostar desta série. A narrativa envolve muitos mistérios e é contada através de três tempos diferentes. O primeiro, que pode ser considerado no futuro, conta com Sébastien Genesta se defendendo contra acusações na justiça. Mostra também Sébastien em consultas com a psiquiatra, inclusive a série inicia em uma dessas consultas. No passado é retratado a primeira família que morou no chalé de Valmoline. E no presente ocorre a trama principal, com o casal Manu e Adèle indo ao chalé para o casamento de um velho amigo. A ponte que liga o vilarejo a outras cidades é destruída. Todos estes acontecimentos auxiliam a encontrar todas as peças da história. Sobre a psiquiatra que atende Sébastien, é muito interessante ver as técnicas que a psiquiatra usa. Inclusive em um momento a psiquiatra utilizou uma técnica, no qual eu lembrei da associação de palavras na Analítica. Acho interessante também ver a reação do paciente. Em um momento de conversa, ela tenta descobrir sobre a personalidade dele e pergunta sobre a infância. Você não pode perder!



The Handmaid's Tale - O Conto da Aia (2017)


Indicação de Maria Eduarda Sabino


Alerta gatilho: A série possui conteúdo sensível e forte, podendo gerar algum desconforto com algumas pessoas, sendo indicada somente para maiores de 18 anos.


A história é baseada em um livro da escritora Margaret Atwood, sendo adaptada às telas. Você provavelmente vai ter leves ataques de raiva com certos personagens (eu tive 90% das vezes), mas saiba que eles são apenas ótimos atores e que só estão fazendo seus trabalhos. Tente distinguir (internamente), certos conceitos que são repassados na série, para que possa aproveitar ainda mais.


Agora se prepara que lá vem história...



Tudo começa quando matam o presidente dos Estados Unidos e alguns outros políticos, então uma facção religiosa decide que vai tomar conta de tudo, acabando com todos os partidos, sendo agora apenas uma ditadura religiosa. A partir disso, para adicionar o problema, o mundo (deles) está com um grave problema de fertilidade, devido a poluição e doenças sexualmente transmissíveis, na qual crianças também não estavam mais nascendo, e isso gerou uma comoção por parte desse novo grupo maioral, criando um plano de uma nova sociedade onde ambos os propósitos estariam resolvidos, se esquecendo que para isso, teriam que escravizar grande parte da população, principalmente as mulheres (as férteis, ainda mais) para que essa ideia se tornasse realidade. Essa história é principalmente narrada pela June (Elisabeth Moss), que nos deixa a par de tudo que se passa em Gileade (o novo EUA) e sua participação nela.


Preparem as pipocas, sentem ai, que o show vai começar, aproveitem com moderação!



PARA LER


O poder do hábito // Charles Duhigg


Indicação de Maria Eduarda Sabino


Se preparem para ficar impressionados, esse livro irá tirar todos da zona de conforto e botar para trabalhar. O livro foi escrito por Charles Duhigg, um repórter investigativo do New York Times. Ele é resumido em 3 partes e cada etapa o autor faz um bate papo de autoconhecimento e ao mesmo tempo com o leitor, para entender a realidade em que está sendo demonstrada, ele relata entrevistas, noções de sociedade, conceitos da psicologia humana entrelaçados com o porquê fazemos o que fazemos, isso tudo com a finalidade de mostrar a todos de como o poder do hábito e a força de vontade fazem a diferença na vida de alguém. Então prepare suas melhores reações, um lugar confortável, um lanche gostoso, porque não somos de ferro, e uma boa leitura!




PARA ESCUTAR


Degenerados // Podcast


Indicação de Gabrielly Lopes Canova



Degenerados é um podcast sobre gênero e transexualidade, o qual traz áudios, reflexões e dúvidas dos ouvintes e promove debates acerca disso com convidados. Eles prezam pela pluralidade, diversidade, respeito e liberdade de expressão.

Por enquanto, existe uma temporada disponível com 15 episódios, vale muito a pena conferir!

Ele é produzido por Vitor Lourenço e Jonas Maria, em parceria com o NinjaCast.





Por hoje, é só! Se você tem alguma sugestão que quer ver no CAPSIndica, manda pra gente neste formulário: https://forms.gle/wZc3H6YuZh2ag62s5. Você também pode comentar aqui embaixo suas opiniões sobre as nossas indicações de julho! :)


Edição: Gabrielly Lopes Canova







Comments


bottom of page